Herbário RBR

O herbário é uma coleção científica constituída de amostras vegetais desidratadas (exsicatas), registradas e armazenadas em condições especiais para sua conservação através dos séculos. Essas amostras são provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região.

O Herbário do Departamento de Botânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem sua coleção registrada no Index Herbariorum e é reconhecido internacionalmente pela sigla RBR (http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium_details.php?irn=126373). Além disso, o RBR também integra importantes redes como a Rede Brasileira de Herbários e a Rede Fluminense de Herbários (http://www.botanica.org.br/rbh-catalogo).

O Herbário RBR foi fundado em 1916 e funcionava como um setor da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMEV), atual UFRRJ. Na década de 30, o Herbário cresceu em número de exemplares, especialmente devido às coletas do Prof. Honório da Costa Monteiro Filho, destacando-se os tipos nomenclaturais da família Malvaceae, além de diversas plantas de importância agrícola. Em 1945 foi incorporado ao RBR à Coleção de plantas da extinta Seção do Serviço Nacional de Plantas Têxteis do Ministério da Agricultura e na década de 60 foi incorporada a Coleção da Seção Experimental de Agrostologia e Experimentação Agrícola da UFRRJ. O Herbário RBR também recebeu várias exsicatas provenientes de coletas de importantes botânicos, como Honório da Costa Monteiro Filho, Arsene Puttemans, Ezequiel Cândido Sousa Brito, Alwyn H. Gentry, Antonio Krapovickas, Ariane Luna Peixoto e Graziela Maciel Barroso. De 1980 até os dias de hoje, diversos projetos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores do Departamento, resultando em importantes coleções de diferentes remanescentes da Mata Atântica, como: Reserva Natural Vale (Linhares – ES), Reserva Biológica do Tinguá (RJ), Marambaia (RJ), Parque Natural Municipal do Curió (Paracambi – RJ).

Atualmente, o herbário conta com cerca de 45.000 exsicatas, destacando-se a coleção de typus nomenclaturais com cerca de 150 amostras. O herbário RBR participa de importantes projetos de informatização e disponibilização dos dados na rede para acesso de todos: o Herbário virtual REFLORA e o INCT – Herbário virtual da Flora e dos Fungos. No momento, a coleção está parcialmente disponível para consulta on line por meio do sistema INCT – Herbário virtual da Flora e dos Fungos ou no sistema JABOT pelo endereço http://rbr.jbrj.gov.br

Equipe:

Prof. Marcelo da Costa Souza – curador

Profa. Eliane de Lima Jacques – sub-curador

Luís Fernando Gonçalves da Silva – bolsista-técnico do projeto REFLORA

Bernardo Larsen Tiellet – bolsista de apoio técnico do CNPQ

Crisllara Lilliann Ferreira Oliveira – bolsista de apoio técnico da UFRRJ

Rodolpho Afonso Coelho – bolsista de apoio técnico da UFRRJ

 

Contatos:

e-mail: herbariorbr@ufrrj.br

facebook: https://www.facebook.com/herbariorbr/


Exposição Herbário – conhecendo a biodiversidade