Professora do ICHS apresenta pesquisa em Joanesburgo

Docente do curso de Relações Internacionais da UFRRJ leva seu trabalho para além das fronteiras do Brasil – por Bruno Cardoso

(Foto: Currículo Lattes)

A professora Ana Elisa Saggioro (DHRI) teve seu trabalho selecionado para apresentação na Universidade de Witwatersrand (Wits). O evento, intitulado “U.S Imperialismo and the BRICS – Rethinking Resistance” acontece anualmente e tem como produto final um livro acerca das temáticas discutidas.  Sua pesquisa, intitulada “Políticas públicas, interesses privados: uma análise a partir do Corredor de Nacala em Moçambique”, levanta questões a respeito das políticas externas no Brasil. Tais políticas que, a partir de 2003 começam a apresentar uma tendência ao fortalecimento das relações com países do chamado “Sul Global”, territórios esses caracterizados por estarem em desenvolvimento. O Evento aconteceu nos dias 11 à 16 de abril na cidade de Joanesburgo, na África do Sul e a professora teve toda a sua estadia paga pelos organizadores do evento a partir da fundação alemã Rosa Luxemburgo.

O artigo da professora Ana Elisa está atualmente disponível na biblioteca virtual da SciELo, podendo ser acessado e lido clicando aqui.