Pós-Graduação

Não pode deixar de ser considerada a atuação expressiva do IE também na Pós-Graduação e na pesquisa institucional, resultante de crescente maturidade acadêmico-científica do corpo docente, uma vez que hoje o IE dispõe de opções em cursos de pós-graduação stricto sensu. Quase todos os 95 professores dos departamentos do IE participam, densa e/ou eventualmente, em um ou mais dos seguintes cursos de pós-graduação da UFRRJ:

  • Programa de Pós-graduação em Psicologia – IE;
  • Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) – compreendendo Curso de Mestrado e Doutorado, consolidando uma parceria entre IE/IM;
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEduCIMAT- IE;

Para além destes, ciclicamente, o IE oferece, através de seus departamentos, cursos de pós-graduação lato sensu, hoje secundarizados, em favor do stricto sensu.

Resumindo, ante as novas reconfigurações trazidas com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) em 2007, o IE passou a abrigar em seus prédios: quatro departamentos, cinco Colegiados de Cursos de Graduação e três Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Todo esse empreendimento é dinamizado por um total de 95 docentes, mantidos em seu Quadro Permanente de professores.

Entretanto, no contexto da UFRRJ, o IE atua como o principal locus de formação pedagógica profissional, em nível de licenciatura, sendo fundamental no sentido de responder a anseios e necessidades socialmente vinculados aos processos de educação escolar, sobretudo, loco-regionais, em todos os segmentos do sistema educacional brasileiro e, assim, contribui forte e significativamente, para o cumprimento das funções social e acadêmica da Instituição. O IE é mantido, pois, como unidade que tem por objetivo atender a exigências curriculares de formação de professores e complementação pedagógica dos cursos de licenciatura existentes, além de viabilizar a implantação de outros cursos e de outros congêneres também em nível de pós-graduação.