DTA-Departamento de Tecnologia de Alimentos

O Departamento de Tecnologia de Alimentos é responsável pelo curso de graduação em Engenharia de Alimentos e pelo Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA). Formado por um corpo docente multidisciplinar, o DTA ainda oferece disciplinas para os cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Química, Química Industrial, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Engenharia Agronômica.

Engenharia de Alimentos

ENGENHARIA DE ALIMENTOS é o ramo multidisciplinar da engenharia, englobando a ciência e a tecnologia de alimentos.

Atua no processamento de alimentos, no desenvolvimento de novos produtos, na fabricação, na conservação, no armazenamento, no transporte e em sua comercialização.

A ENGENHARIA DE ALIMENTOS inclui a aplicação de conceitos e métodos multidisciplinares, desde a Engenharia Química, passando por conceitos relacionados à Nutrição, Agronomia e Engenharia Agrícola. Forma profissionais que atuam desde a chegada das matérias-primas até o produto final, embalado e rotulado.

Para que todo esse processo ocorra, é necessária uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração.

Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da nutrição, com o qual pode ser por vezes confundido. Não obstante, o ENGENHEIRO DE ALIMENTOS deve obrigatoriamente ter sólidos conceitos de nutrição, pois, de modo contrário, não seria possível a produção de alimentos com características nutricionais desejadas.