Comunicado de Falecimento Mestre Lucas.

O Mestre Lucas foi Docente do Departamento de Ciências Fisiológicas de 1961 a 1995. Foi estagiário do estimado Dr. Haity Moussatché – um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Fisiologia – no Instituto Oswaldo Cruz desde o período de graduação até o início de sua carreira na Cátedra de Fisiologia dos Animais Domésticos tendo obtido o título de Livre Docente em Fisiologia Animal em 1976.
Criou as linhas de pesquisa “Úlcera gástrica induzida por imobilização” utilizando roedores como modelo experimental e “Motilidade integrada de inglúvio, proventrículo e moela em Gallus gallus domesticus”  nas quais fui orientado por ele no início de minha carreira junto ao professor Alcides Marinho Junior.
Didata extraordinário, deixou um expressivo legado numa instituição em que não havia uma pós-graduação na área. Tinha uma admiração muito grande pelo seu mentor Haity Moussatché e sempre prestava reverências ao nosso primeiro professor de fisiologia, Miguel Ozorio de Almeida, o pioneiro da neurofisiologia/neurociência no Brasil. Recebeu influência e estímulo de seu irmão Jadyr Vogel, ex-estagiário de Miguel no Instituto Oswaldo Cruz e na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, atual UFRRJ. Deles herdou vasta experiência na preparação de demonstrações clássicas em fisiologia que contagiou gerações de discípulos.
Contribuiu na formação, direta ou indiretamente, de vários fisiofarmacologistas, bioquímicose neurocientistas que atuam na UFRRJ e em outros estados.
Em anexo envio um quadro de resumo da árvore genealógica da área de fisiologia da UFRRJ e três fotografias (tomadas por ocasião de seu 80o aniversário há 5 anos e durante uma aula em 1994) onde ele aparece junto a seu filho, neta e nora e em outra, junto aos professores Alcides Marinho, Fernando Curvello e Luís Reis.
Luís Reis