Laboratórios

LABVET-UFRRJ

O LABVET é um laboratório-escola localizado no Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob supervisão dos docentes Dr.ª Cristiane Divan Baldani e Dr. Carlos Henrique Machado.

A equipe de 2020 é composta pelas técnicas de laboratório: Tatiane Andrade e Anne Melo; seis alunos de pós-graduação lato sensu vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional em Área da Saúde – Patologia Clínica: Elisabeth Mureb (Residente de 2º ano), Alexandre Carvalho (Residente de 2º ano), Maria Eugênia Monteiro (Residente de 2º ano), Jônathan David Ribas (Residente de 1º ano), Diogo Mazzei (Residente de 1º ano), Isaac Leandro Lira (Residente de 1º ano); duas alunas de pós-graduação stricto sensu do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (PPGMV/UFRRJ) a nível de Mestrado: Ágatha Oliveira e Naiara Vidal; uma aluna Bolsista Pibic – CNPq: Ana Beatriz Gil e uma monitora da disciplina de Patologia Clínica Veterinária – DMCV: Larissa Costa.

No LABVET-UFRRJ são processadas diversas análises laboratoriais de animais previamente consultados no Hospital Veterinária da UFRRJ (Setor de Pequenos Animais, Setor de Animais Selvagens e Setor de Grande Animais). Além disto, são desenvolvidas pesquisas inerentes as áreas de Patologia Clínica Veterinária, Diagnóstico Sorológico e Diagnóstico Molecular de doenças de importância em animais de companhia e de vida livre.

Além das atividades práticas desenvolvidas na rotina laboratorial, nossa equipe desenvolve atividades de extensão, incluindo a divulgação de conteúdo na área de Patologia Clínica e Diagnóstico Laboratorial em mídias sociais. Na página do Instagram (@labvet.ufrrj) são inseridas imagens, fluxogramas e micrografias de casos clínicos da rotina de maneira interativa e de fácil interpretação aos seguidores. O projeto “Exames na Vet”, também ocorre na plataforma, e tem como objetivo fornecer semanalmente duas palestras online, em formato de Live ao vivo, com profissionais de diversas áreas da Medicina Veterinária falando sobre temas inerentes ao diagnóstico animal.

As lives “Exames na Vet”  também são disponibilizadas em nosso canal do youtube (www.youtube.com.br/LabVetPatologiaClinica) com o objetivo de fornecer um conteúdo de qualidade para estudo aos alunos e médicos veterinários já formados.

Equipe:

__________________________________

Laboratório de Pesquisa em Dípteros Hematófagos

Nele são desenvolvidos projetos de pesquisa principalmente com a Mosca dos Estábulos, cujo objetivo é buscar metodologias para estudar a biologia, ecologia, sazonalidade, transmissão de agentes patogênicos e seu controle. O laboratório está situado na Estação para Pesquisas Parasitológicas W. O. Neitz, dispõe de equipamentos diversos e mantêm colônia de moscas para estudos in vitro. No laboratório foram desenvolvidos experimentos nas diversas áreas de estudo envolvendo a Mosca dos Estábulos por estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente os estudos estão mais focados no controle biológico, utilizando nematóides entomopatogênicos.

 

Últimas Notícias

mais notícias