Conheça o ICBS

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) se originou no Instituto de Biologia, que por longo tempo teve suas atividades focadas principalmente no estudo morfológico, taxonômico e ecológico da biodiversidade.
Ao longo de sua trajetória, passados quase 80 anos de sua construção e cerca de 51 anos de estabelecimento como Instituto, o propósito inicial que era o atendimento ao
conteúdo básico dos cursos de Graduação existentes à época, foi ampliado.
O Plano de Reestruturação e Expansão da UFRRJ (PRE/2007) determinou mudanças significativas no perfil da UFRRJ e em nosso Instituto, não foi diferente.
Atualmente, o ICBS também contribui para a consolidação da área de saúde em nossa Universidade. Seguramente, um grande desafio!
Os quadros de Docentes e Técnicos administrativos foram ampliados, novas linhas de pesquisa e novas disciplinas foram criadas, novas edificações foram agregadas ao Instituto, como o Centro Integrado de Ciências da Saúde, inaugurado no segundo semestre de 2019.
O ICBS, através de seus sete Departamentos, realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas ao estudo da biodiversidade animal e vegetal, promoção da saúde e conservação da natureza. As linhas de atuação incluem: anatomia, morfologia, fisiologia, sistemática filogenética, taxonomia, ecologia, produção de fármacos, medicamentos e assistência farmacêutica.
Nossa comunidade acadêmica é composta por 168 funcionários e mais de 600 discentes de graduação e pós-graduação.
Atendemos a 15 cursos de graduação da UFRRJ, com a oferta de mais de 10 mil vagas por semestre.
Venha nos conhecer!