Em 1970, através da Portatia do Magnífico Reitor, Professor Hélio Saul Barreto, foi elaborado a criação de nove Institutos para melhor coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ocasião em que foi criado o Instituto de Biologia, que seria um Instituto de ensino básico, ministrando as primeiras disciplinas para nove cursos de graduação.
Através a Portaria nº 135, de 17/07/1970, do Magnífico Reitor, foi designado o Professor Adjunto José Lobão Guimarães como Diretor do referido Instituto até que fosse feita a eleição pelos docentes, indicando o futuro Diretor.
Por Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República, de 01/07/1971, publicada no D.O. de 02/07/1971, para cumprir um mandado de quatro anos, foi nomeado o Professor acima citado como Diretor do Instituto de Biologia da UFRRJ.
Após instalar seu gabinete, o Sr. Diretor indicou a Sra. Lucy Oliveira de Paula Costa para exercer o cargo de Chefe da Secretaria do Instituto, com posse e exercício a partir de 09/08/1971.
O Instituto de Biologia era composto de quatro Departamentos, assim discriminados: Departamento de Biologia Animal (DBA), Departamento de Biologia Vegetal (DBV), Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) e Departamento de Genética (DG). O Diretor subdividiu-os em Áreas que passariam a tratar de assuntos específicos e reuniriam as disciplinas correlatas.
No DBA, que passou a ter a sigla 01, foram criadas as Áreas de Anatomia Animal, Histologia, Parasitologia e Zoologia.
No DBV, que passou a ter a sigla 02, foram criadas as Áreas de Botânica, Entomologia, Fitopatologia e Microbiologia.
No DCF, que passou a ter a sigla 03, foram criadas as Áreas de Farmacologia, Fisiologia Animal, Fisiologia Vegetal e Ciências Fisiológicas.
No DG, que passou a ter a sigla 04, foram criadas as Áreas de Genética Básica, Genética Quantitativa, Melhoramento Vegetal e Melhoramento Animal.
Foi instalado o Conselho Departamental, composto pelos Chefes de Departamentos, presidido pelo Diretor do Instituto e secretariado pela Chefe da Secretaria. Através das reuniões eram estudados os assuntos relacionados com problemas de ensino e de administração com registros em atas.
Em 1972, o sistema de ensino na Universidade modificou passando de sistema “seriado” para sistema de “créditos” para os alunos que ingressassem a partir daquele ano. Todas as disciplinas seriam ministradas por semestre e a avaliação seria registrada através de conceitos.
Ficou afeto a Secretaria receber todos os formulários dos Departamentos, retirar uma via e encaminhar através de ofício uma via ao Decanato de Graduação, Divisão de Registros Gerais.
Terminado o mandado do 1º Diretor, assumiu a Direção a Vice-Diretora, Professora Maria do Carmo da Costa Monteiro, que permaneceu no cargo até a nomeação do novo titular, isto ocorreu em 1977, quando tomou posse e entrou em exercício o Professor Adriano Lúcio Peracchi, sendo Vice-Diretor o Professor Sila Tenório de Albuquerque, permanecendo na chefia da Secretaria a mesma servidora.
Vários professores assumiram a Direção do Instituto de Biologia. Em agosto de 2015 através da Deliberação nº 55, de 31 de agosto de 2015 do Conselho Universitário da UFRRJ, foi alterado o nome de Instituto de Biologia (IB) para Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), estando a frente da Direção a Profª. Solange Viana Paschoal Blanco Brandolini.