O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os atalhos padrões do governo federal são:
– Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
– Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
– Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
– Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.
Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.
Quem prefere utilizar o Internet Explorer é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.
– Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 (link externo)
– Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 (link externo) – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007
– Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 (link externo) – Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações.
– Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (link externo)
– Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 – formato .pdf (35,5Kb) (link externo) – Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG
No caso de problemas com a acessibilidade do portal, favor acessar a Página de contato.
– Acessibilidade Legal (link externo)
– Acesso Digital (link externo)
Reparou algo diferente nos corredores do ICHS? Desde a última semana de outubro, a exposição fotográfica “Conspira Na Rua” está … leia mais
A Comissão Eleitoral divulga o resultado final da Eleição para Direção do ICHS, quadriênio 2025-2028. Chapa eleita: CONSOLIDAR O QUE … leia mais
A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica para a escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS 2025-2028 … leia mais
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade … leia mais
A comissão responsável pela organização da consulta à comunidade acadêmica na escolha do/a Diretor/a e Vice-Diretor/a do ICHS 2025-2028 torna … leia mais
A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROEXT – UFRRJ) e o Projeto Escritório de … leia mais
Resultado final do edital 42/2024
Resultado preliminar do edital nº 42/2024 para bolsas de extensão de graduação e pós-graduação
Edital 42/2024 – Inscrições abertas para bolsistas do projeto “Clínica de Acesso à Justiça”
Seleção de professor substituto para Ciências Jurídicas
Confira o resultado parcial do edital de bolsas de apoio técnico superior a projetos acadêmicos