gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

ICHS

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Diretora do ICHS comenta sobre avanços nas reformas do Instituto

Postado em 21 de dezembro de 2023

No início do segundo semestre letivo de 2023, a equipe de comunicação do ICHS conversou com a diretora do Instituto, a professora Flávia Braga, e com a chefe do setor de Conservação de Parques e Jardins da UFRRJ, a agrônoma Maria Gabriela da Mata, para entender o motivo da supressão das árvores do pátio e entender sobre a obra realizada. A matéria pode ser lida aqui (clica aqui). E agora, já no fim deste mesmo semestre, trazemos novas informações da direção do Instituto sobre os avanços nas obras, os planos futuros e avaliações sobre o ano no Instituto.

 

Flávia Braga, comenta planos do ICHS para 2024

Obras: o que avançou e o que falta

“A obra está avançando bem. Nosso pátio já está quase finalizado. Depois vai faltar só o paisagismo, parte que será feita durante o verão. Tudo o que era de subsolo, como o esgotamento sanitário e a fossa, já foi feito e já está no acabamento de alvenaria.”, nos conta a a professora Flávia. Na parte de dentro do Instituto ainda há ajustes a serem feitos, como o rebaixamento de alguns acessos, que devem ser realizados durante o recesso, pois a previsão é que o próximo semestre letivo já comece com a obra finalizada. “Essa é a previsão da Copea (Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura). Então, ano que vem, já teremos o prédio acessível.”, a diretora revela.

 

 

Planos do ICHS para 2024

Para o ano que vem, duas iniciativas muito importantes estão planejadas. A primeira iniciativa é a adequação do PAP (Pavilhão de Aulas Práticas) de Jornalismo, que sofre de problemas estruturais e está sendo parcialmente utilizado. “A previsão da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRRJ é de que o começo das obras seja em janeiro. Então, a gente terá obras ao longo do ano que vem. E depois, em 2025, o curso finalmente terá acesso aos espaços que precisava ter desde o começo.”, explica a diretora do ICHS.

A segunda iniciativa é a reestruturação dos espaços administrativos do prédio do ICHS, que já estava sendo realizada parcialmente durante esse ano, e deve ser adiantada durante o recesso e finalizada ao longo do ano que vem. Diferente do PAP de Jornalismo que passará por obras, no ICHS será apenas uma realocação e com alguns pequenos ajustes de manutenção. O plano é unir o espaço das secretarias e das coordenações para poder abrir salas de aula, salas de reuniões para grupos de pesquisa e extensão e gabinetes para professores, por exemplo.

 

Avaliação sobre o ICHS em 2023

Flávia Braga classifica este ano como ‘muito produtivo e fértil’. “Tivemos atividades muito expressivas, tanto de docentes quanto de discentes. Realização de eventos, e eventos que nos projetaram para fora e para outros espaços dentro da Universidade para que conheçam o que a gente faz.”, a diretora exemplifica. “Tivemos semanas acadêmicas muito ativas e seminários internacionais presenciais, híbridos e remotos. Diversos lançamentos de livros, de docentes e de coletivos. Premiações para os cursos e a avaliação ENADE, na qual o ICHS se saiu bem, com destaque para o curso de Direito, que manteve a nota mais alta.”, comentou.

Por outro lado, a diretora revela como a Universidade tem sentido a falta de recursos materiais, tendo sido o orçamento deste ano menor do que o do ano passado – que já tinha sido baixo, com repasse de R$ 53,2 bilhões, menor valor desde 2013. “Eu acho que o trabalho dos docentes, dos  técnicos e dos discentes tem sido enorme. Quem quiser ver o quanto o ICHS foi produtivo este ano é só olhar o nosso site. Mas, ao  mesmo tempo, a gente tem tido bastante dificuldade estrutural na Universidade como um todo por conta desse corte de recursos federais.”, analisa. Para o próximo ano, a diretora do instituto diz que a ideia é seguir batalhando para que o orçamento seja recomposto. “Para que a universidade possa fazer aquilo que a gente sabe fazer de melhor, que é ensino, pesquisa e extensão de qualidade.”, finaliza.

 

Galeria de imagens –  (clica nas fotos para melhor visualização)

 

Texto e imagens: Ana Clara Tavares, bolsista de Jornalismo (Equipe de Comunicação do ICHS), com apoio do PDAI/Proaes

Supervisão: Alessandra de Carvalho (DLC/ICHS)