gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

ICHS

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Curso de extensão em Políticas Públicas finaliza etapa de oficinas de agendas locais

Postado em 4 de julho de 2024

O curso de extensão Políticas Públicas, Desenvolvimento e Direito à Cidade, oferecido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ), finalizou os encontros para a elaboração de agendas locais nas duas últimas semanas de junho. No dia 22, a reunião aconteceu em Petrópolis, e, no dia 29, em Três Rios. Em ambos os municípios, as oficinas tiveram participação ativa de moradores, lideranças de movimentos sociais e estudantes do curso de extensão iniciado em outubro de 2023.

Em Petrópolis, a oficina aconteceu novamente no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, onde os participantes puderam revisar o resultado das discussões ocorridas no encontro em abril, quando foram discutidos pontos fortes e fracos da atuação da sociedade civil e da administração pública municipal. As atividades foram coordenadas pela professora Flávia Braga (DCS/ICHS) e pelo estudante de mestrado (PPGCS/UFRRJ) Paulo Reis.

Seguindo a metodologia do curso, foi necessário destacar os temas de maior convergência nas avaliações para aprofundar as análises do grupo. Transporte e mobilidade, alimentação, promoção de igualdade social, habitação, cultura, emprego e renda foram as áreas escolhidas. No assunto alimentação, por exemplo, foram levantadas sugestões como o aumento do número de cozinhas solidárias, abertura de restaurantes populares nos bairros e a manutenção de áreas agrícolas. No item habitação, eles apontaram a necessidade de fim do laudêmio, a construção de moradias populares e elaboração de uma política de habitação para vítimas das tragédias climáticas, entre outras observações.  Cada tema recebeu cerca de sete recomendações, que deverão compor o conteúdo da agenda de prioridades na elaboração de políticas públicas.

No município de Três Rios, os ativistas destacaram seis prioridades para avaliação: saneamento básico (tratamento de esgoto), saúde, educação, planejamento urbano sustentável, gestão e fiscalização de recursos, e esporte e lazer.  Em gestão de recursos, foi ressaltada a importância do orçamento participativo ter maior eficiência e ser mais acessível à população. Quando analisam as necessidades para a área da educação, destacam a implantação de escolas de período integral, o aumento do aporte de recursos e o suporte de profissionais de saúde mental a alunos e professores, por exemplo.

O evento foi conduzido pelo docente Luiz Felipe Osório (DDAS/ICHS) e pelo mestrando Paulo Reis (PPGCS), e realizado no Instituto de Três Rios (ITR/UFRRJ).

Próximo passo do curso

Com a finalização da etapa das oficinas de construção das agendas, a equipe de docentes e discentes que atuam no projeto vai organizar o conteúdo dos documentos, que serão impressos e apresentados aos ativistas em reunião marcada para o mês de agosto.

 

Texto: equipe de Comunicação do Projeto

Imagens: Alessandra de Carvalho e Paulo Reis