gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

ICHS

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Debates CEA em comemoração aos 10 anos do Curso de RI: Entrevista com o Embaixador Celso Amorim

Postado em 5 de abril de 2021

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem o imenso prazer de receber o Embaixador e Ex-Ministro das Relações Exteriores (1993-1994 e 2003-2011) e da Defesa (2011-2014) do Brasil, Celso Amorim. Além dos cargos de ministro, foi representante do Brasil no Sistema Multilateral de Comércio (1991-1993, junto ao GATT; 1999-2001, já na OMC). Dando continuidade aos programas da série e marcando as comemorações dos 10 anos do curso de Relações Internacionais da UFRRJ, o embaixador irá tratar do tema “Política externa e inserção internacional do Brasil”.

 

O protagonismo assumido pela chancelaria, o qual se deve em grande medida à atuação de Amorim, contribuiu para chamar a atenção da população brasileira para a relevância da esfera internacional para a vida cotidiana. As relações internacionais passaram a fazer parte, com maior intensidade, dos debates políticos do grande público. Com isso, também foi despertado o interesse no estudo da matéria. E em consonância com os programas de expansão da universidade pública, os cursos de Relações Internacionais foram criados em todo o Brasil. A UFRRJ, em razão de sua excelência e tradição reconhecidas, não ficou de fora, mas apoiou a criação e a consolidação do curso de graduação que hoje completa seus primeiros 10 anos. O curso de Relações Internacionais foi desenvolvendo-se a ponto de oferecer um ensino emancipatório, voltado à defesa da soberania, do desenvolvimento nacional e da justiça social, abarcando as mais variadas áreas e enfocando, em sua mais recente fase, na relação com o âmbito rural e das matérias-primas, pensando o Brasil como protagonista no cenário internacional, sobretudo nas questões essenciais do desenvolvimento, como tecnologia, território, meio ambiente e recursos naturais.

 

O cenário recente, no entanto, tornou o país epicentro e repositório de novas variantes do novo coronavírus, distanciando-o ainda mais dessa posição de protagonismo internacional que lograra alcançar nos anos 2000. A Política Externa, e o aparato diplomático altamente profissionalizado do país, havia tornado o Brasil um ator indispensável em eixos temáticos de suma importância, notadamente, o papel da agricultura e do acesso a mercados no sistema multilateral de comércio e a democratização do acesso e da produção de medicamentos. Diante dos abalos recentes no comércio internacional e da postura mais defensiva dos países ricos, estes dois temas ganharam ainda mais relevância, ao mesmo tempo em que o país perde seu espaço na arena internacional, em grande medida em decorrência da ausência de estratégia e de liderança no Ministério das Relações Exteriores.

 

Para conversar sobre estes temas e analisar os efeitos da pandemia pelo prisma da Política Externa, contaremos na bancada de entrevistadoras com a participação de Flávia Braga Vieira, Professora do Departamento de Ciência Sociais (DCS) e Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Debora Gaspar, Professora e Coordenadora do Curso de Relações Internacionais (DDAS), ambas da UFRRJ. A moderação estará a cargo do professor Alexandre Fortes, do Departamento de História do Instituto Multidisciplinar (IM) e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ.

 

A entrevista será transmitida pelo canal do Youtube: http://www.youtube.com/c/CentrodeEstudosAvançadosCEAUFRRJ

 

Data: 07 de abril de 2021, quarta-feira, às 16:30h