gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

ICHS

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

ICHS realiza oficina sobre Políticas Públicas em São João de Meriti e Duque de Caxias

Postado em 3 de maio de 2024

Prosseguindo com a segunda etapa do curso de extensão Políticas Públicas, Desenvolvimento e Direito à Cidade, organizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no dia 17/04, foi realizada a oficina de diagnóstico para os municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias. As primeiras oficinas desta fase ocorreram para moradores de Cabo Frio, Teresópolis e Nova Friburgo.

No campus de São João de Meriti, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o encontro foi orientado por Douglas Almeida, pós-doutorando de Ciências Sociais, e por Pamela Santos, mestranda de Ciências Sociais, com o apoio das mobilizadoras locais Ana Carolina Ismério e Willian da Silva, de São João de Meriti, e Aline Costa, de Duque de Caxias. Contribuindo com as dinâmicas propostas na oficina, também participaram integrantes de movimentos sociais dos territórios.

Durante o evento, foram discutidos os pontos positivos da atuação da população entre os municípios vizinhos. O destaque maior foi para atuação de coletivos, instituições religiosas e militantes sociais em prol da segurança alimentar com mobilizações de combate à fome, arrecadação de alimentos e a importante ação das cozinhas solidárias. Além disso, foram apontadas iniciativas de rede apoio em situações emergenciais, como no período mais agudo da pandemia e ocasiões de enchentes, projetos de pré-vestibular social, eventos de fomento à cultura local, movimentos pela causa ambiental e fóruns populares.

Quanto à atuação do poder público nos municípios, o grupo apontou reformas de praças e ciclovias, recapeamento de ruas, curso de libras oferecido pela prefeitura de São João de Meriti e mais programações culturais no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias. Entretanto, foi levantada a questão do descaso com a educação, saúde e segurança nos territórios.

No segundo momento da oficina, os participantes levantaram os principais desafios que os municípios enfrentam. O diagnóstico dessas informações, junto com as respostas ao questionário eletrônico sobre demandas e necessidades que será divulgado aos moradores das cidades com o apoio dos mobilizadores locais, será fundamental para construção da Agenda com proposições para cada território.

Mobilização nas ruas

Seguindo com a proposta da dinâmica do Curso, o grupo de mobilizadores preparou uma segunda atividade para moradores de São João de Meriti. No dia 27/04, a praça da Matriz, região central do município, foi o local escolhido para o Aulão Público sobre Combate à Fome, uma parceria com a Rede de Cozinhas Solidárias, liderada pelo pastor Jorge Luiz da Silva, e a iniciativa Nossa Meriti, liderada por Douglas Almeida, para debater políticas públicas de combate à insegurança alimentar com a população. O aulão foi o momento de ouvir a sociedade civil, levantando e fomentando o debate público sobre as demandas abordadas durante a primeira oficina. Na ocasião, também houve a distribuição gratuita de café da manhã para todos.

 

Texto: Fábia Souza, estudante de jornalismo da UFRRJ, bolsista do projeto*

Imagens: Fábia Souza; Lara Trindade, estudante de jornalismo da UFRRJ, bolsista do projeto*; e Pamela Santos, mestranda de Ciências Sociais da UFRRJ, bolsista do projeto. 

*sob orientação de Alessandra de Carvalho, docente do DLC/ICHS/UFRRJ