Pular para o conteúdo

A SNCT 2023 MOBILIZOU O MUSEU DE SOLOS DO BRASIL – UFRRJ

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) constitui uma iniciativa importante para a popularização da ciência e para a construção de uma sociedade mais informada e engajada nas questões científicas e tecnológicas.

Neste ano o tema foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um apelo global a uma série de ações: erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, entre outros, e uma forma de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Desta forma, este evento,  no MSB, foi repleto de atividades e de muita empolgação. Foram apresentadas atividades de pesquisa, ensino e extensão e, promovidas, exposição, visitas mediadas e oficinas, mostrando que o solo tem sido essencial para o desenvolvimento da humanidade e de grande importância para a manutenção da vida na Terra, sendo fundamental sua conservação e adequado uso dentro do conceito do manejo sustentável.

O uso e manejo sustentável do solo refere-se à adoção de práticas e técnicas que permitem a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e matérias-primas diversas, incluindo remédios, de qualidade e em quantidade, procurando sempre a sua conservação.

Elaborado pela Profa. Clarice de Oliveira – Curadora do MSB

 

 

Últimas Notícias

- 24/06/2025 - 08:29

Um passo Histórico rumo à Institucionalização das Pesquisas com Cannabis na UFRRJ

  No dia 18 de junho, a LACAM (Liga Acadêmica de Cannabis Multidisciplinar), junto a sua coordenadora docente Silvia Martim leia mais


- 10/06/2025 - 11:04

Diretor do Instituto de Agronomia apresenta as linhas de pesquisa dos docentes em reunião conjunta com a Finep e do CDTI

  Na última quinta-feira (5), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu representantes da Financiadora de Estudos leia mais


- 05/06/2025 - 12:45

UFRRJ desenvolve projeto de agricultura azul na Baía da Ilha Grande

“No dia 23 de maio de 2025, a equipe do Laboratório de Química Biológica do Solo (LQBS), vinculado ao Departamento leia mais


- 30/05/2025 - 19:31

Reunião para Acordo de Cooperação Internacional

  Aconteceu no dia 29 de maio de 2025 no Instituto de Agronomia uma Reunião para celebrar o Acordo de leia mais