A União Europeia aprovou o programa Erasmus World Design (EMDM), destinado à criação de um Mestrado INTERNACIONAL em Agricultura Orgânica (MaCao,), liderada pela Universidade Politécnica de Cartagena, e contou com a participação de dez universidades da Europa e da América Latina, entre elas a UFRRJ. O projeto inicia-se no âmbito da Rede Ibero-Americana de Investigação em Agricultura Orgânica (REDIAO).
O principal objetivo do MaCao é conceber um programa de mestrado inovador, internacional e multidisciplinar que capacite profissionais para serem responsáveis pelos grandes desafios da agricultura ecológica atual: as mudanças climáticas, a segurança alimentar e a estabilidade ambiental.
Para isso, será fomentada a colaboração entre estudantes e investigadores, bem como a sua participação em projetos aplicados em diferentes contextos agroecológicos.
A aprovação do projeto no âmbito do programa Erasmus World Design representa um passo fundamental, pois permite explorar as bases acadêmicas e as organizações de mestrado, explorar mecanismos de mobilidade estudantil e avançar na possível implementação de títulos conjuntos ou múltiplos.
A Europa fortalece a cooperação transnacional e responde à linhagem do mestrado com as prioridades estratégicas da UE em sustentabilidade, ensino superior e internacionalização, bem como com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Representantes de duas Universidades espanholas, (Almeria e Cartagena), uma Argentina Universidad Nacional del Sur e a UFRRJ, representada pelo prof. Abboud.
👨🏽🌾O Programa de Extensão Universitária Fortalecimento da Agricultura Familiar do IA realiza a Feira da Agricultura Familiar (FAF) no Campus … leia mais
Desde o primeiro projeto submetido ao Doutor Empreendedor, em 2021, pela fundadora Cassia Bucher, egressa do curso de pós-graduação … leia mais
O processo da Eleição para Diretoria e Vice-Diretoria do Instituto de Agronomia, gestão 2025-2029, já começou! As inscrições das … leia mais
O Instituto de Agronomia, da UFRRJ, o(a) convida para participar do evento “Liberação Nacional de Variedades RB de Cana-de-açúcar”, organizado … leia mais