PROFESSORES E ESTUDANTES DA UERJ PARTICIPARAM DE ATIVIDADES PRÁTICAS

Os professores e estudantes da UERJ foram recebidos no Departamento de Solos do IA pelo professor Marcos Gervasio Pereira e pelo doutorando em Agronomia – Ciência do Solo, Otavio Augusto Queiroz dos Santos. Em seguida, realizaram atividades práticas no campo, sendo apresentadas as principais características dos solos, classificação taxonômica com o emprego do Sistema Brasileiro de Classificação do Solo e as principais potencialidades e limitações quanto ao uso agrícola.
Posteriormente, os visitantes foram recebidos no Museu de Solos na UFRRJ, numa visitação mediada pela professora Clarice de Oliveira e pelo geólogo e mestre em Ciência do Solo Carlos Wagner Rodrigues do Nascimento, tendo oportunidade de aprofundar conhecimentos na área.

 

Avaliação do perfil de um Argissolo Vermelho-Amarelo
na UFRRJ, campus Seropédica.

 

Estudo e discussão do perfil de um Planossolo Háplico na UFRRJ,
campus Seropédica.

 

Observação da paisagem e localização de um Planossolo Háplico
na UFRRJ, campus Seropédica.

Observação da paisagem e localização de um Gleissolo Háplico na UFRRJ, campus Seropédica

Estudos das propriedades e características de classes de solos, por intermédios de monolitos de solos, expostos no Museu de Solos da UFRRJ.

Avaliação e discussão sobre erosão hídrica no solo, em decorrência do desflorestamento.

Observação da topossenquência na UFRRJ, apresentada por intermédio de monolitos de solos.

Últimas Notícias

- 06/08/2026 - 08:55

A Semana de Integração da Agronomia 2026.2

🚜🌾Da porteira pra dentro, todo mundo é da agronomia! ​A Semana de Integração da Agronomia 2026.2 está chegando para dar leia mais


- 05/08/2026 - 10:53

Turnê Científica da Agronomia na UFRRJ

A UFRRJ recebe, no dia 18 de agosto, a Turnê Científica do Programa Agricultura Regenerativa. O evento reunirá especialistas para leia mais


Agricultura - 09/07/2026 - 12:02

Disciplina de Extensão Promove Implantação de Horta em Casa de Repouso no INCRA

Estudantes da disciplina AEIA005 do Instituto de Agronomia da UFRRJ implantaram uma horta em uma casa de repouso no INCRA, promovendo extensão universitária, integração social e produção de alimentos saudáveis.


- 01/04/2026 - 10:10

UFRRJ participa de publicações da RIDESA sobre variedades RB de cana-de-açúcar

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), participa leia mais