A UFRRJ recebeu em 4 de fevereiro de 2026 a delegação do Instituto Pryanishnikov de Química Agrícola (Pryanishnikov Institute of Agrochemistry – Rússia – https://www.vniia-pr.ru/en/) para reunião oficial voltada ao avanço conjunto em pesquisas sobre fertilizantes, nutrição e proteção de plantas. O encontro, mediado pelo CORIN, reforçou a cooperação científica entre Brasil e Rússia em uma área estratégica para a segurança alimentar e a redução da dependência de insumos importados.
Participaram pela UFRRJ o reitor Roberto de Souza Rodrigues, o vice-reitor César Augusto Da Ros, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Luis Luque, e o diretor do Instituto de Agronomia (IA), professor Everaldo Zonta.
Pelo Instituto Pryanishnikov, participaram o diretor Sergey Shkurkin, o vice-diretor de Inovação Aleksey Bereznov, o vice-secretário acadêmico do Departamento de Ciências Agrícolas da Academia Russa das Ciências, Aleksey Zavalin, e a pesquisadora chefe do instituto, Mariya Mukhina. Também estavam presentes, Vila – Intérprete Russo-Português, Ana – Intérprete do Instituto Pryanishnikov e Júlio – Membro da CORIN na UFRRJ, além da Profa. Ana Caronina, chefe de gabinete da UFRRJ.
Com 95 anos de experiência em Química Agrícola, a instituição russa destacou o potencial único do Brasil para pesquisas em alimentação de plantas e ressaltou as sinergias com as linhas desenvolvidas na UFRRJ.
Além de representar o Instituto de Agronomia, Zonta apresentou aos colegas russos o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT) e o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), estruturas que dialogam diretamente com a agenda nacional para fortalecer a pesquisa e a inovação em fertilizantes no país.
A iniciativa se associa às atividades pesquisa e a identidade e tradição na área agrícola da universidade e concretiza a presença da delegação russa em um arranjo bilateral de excelência acadêmica.
Muitos veem apenas um imenso canavial, mas o olhar do Engenheiro Agrônomo enxerga uma das matrizes energéticas mais potentes e … leia mais
A UFRRJ recebeu em 4 de fevereiro de 2026 a delegação do Instituto Pryanishnikov de Química Agrícola (Pryanishnikov Institute … leia mais
O Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) manifesta, com profundo pesar, o falecimento do … leia mais
Um grupo de 58 pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, que reúne especialistas das áreas de agronomia, genética vegetal, química analítica, farmacologia, … leia mais