História

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, criado através da Deliberação Nº60/2013 – CONSU. Atua na produção e difusão dos saberes e na formação de profissionais compromissados com as transformações socioeconômicas, possui foco no desenvolvimento regional sustentável e vem trabalhando na concepção de uma estrutura que contribua com a melhoria da qualidade de vida na região e com o desenvolvimento local através do desenvolvimento de ações que contemplem o ensino, a pesquisa e a extensão.

O ICSA é constituído pela Direção, cinco Departamentos, sete cursos de Graduação (Administração, Administração à Distância, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia Doméstica, Hotelaria e Serviço Social) e quatro programas de pós-graduação.

Os programas de pós-graduação estão divididos em stricto sensu, sendo eles: Gestão e Estratégia (MPGE) – Profissional; Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) – Acadêmico, Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER)- Acadêmico ; e,  lato sensu: Especialização em Agronegócio.

MISSÃO

O ICSA tem como missão ser um instituto inovador, comprometido com a excelência acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitando a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social.