A origem do PPGDT-UFRRJ remonta ao interesse de diversos pesquisadores em aprofundar suas investigações sobre a natureza territorial dos fenômenos capitalistas e do papel do Estado como articulador e formulador de políticas públicas. De natureza multi e interdisciplinar por excelência, a área de Planejamento Urbano e Regional, à qual o PPGDT-UFRRJ é subjacente, agrega docentes de áreas as mais diversas no âmbito da instituição, desde as Ciências Econômicas e Arquitetura e Urbanismo, passando pelas Ciências Sociais e Agronomia, abrangendo ainda História, Geografia, Ciências Jurídicas, Administração e Administração Pública. Alocado administrativamente no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, no campus de Seropédica, será o primeiro curso de doutorado acadêmico do Instituto.

O PPGDT inicia sua segunda década de existência com todos os seus professores desenvolvendo projetos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, seja na condição de pesquisador ou de líder, integrando pelos menos dois grupos de pesquisas, buscando constituir uma rede interinstitucional de reflexão. Os Grupos de Pesquisa refletem também a disposição dos docentes na busca por recursos financeiros por meio de editais das agências de fomento FAPERJ, CNPq, CAPES, Fundação Celso Furtado e Regional Studies Association. De modo geral, podemos destacar a articulação dos projetos com as linhas de pesquisa, com objetos relacionados às temáticas de: (a) desenvolvimento territorial sustentável; (b) políticas públicas e desenvolvimento local; (c) sustentabilidade ambiental urbana e rural; (d) territórios urbanos e ruralidades; (e) transformação da paisagem urbana e periurbana; (f) planejamento urbano em região de periferia.

COORDENADORA: Profa. Dra. Tatiana Cotta Gonçalves Pereira

VICE-COORDENADOR: Prof. Dr. Marcio Silva Borges

SECRETARIA ACADÊMICA: Monique de Queiroz Nunes – ppgdt@ufrrj.br

Para saber mais sobre este Programa, acesse seu site clicando aqui