Rural dá início às aulas do Pré-Enem em Seropédica

Aconteceu ontem (5) a aula inaugural do curso preparatório para o Enem promovido pela Universidade Rural em Seropédica. Os 150 participantes do Pré-Enem foram recepcionados em cerimônia realizada no Salão Azul, no Pavilhão Central (P1). O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, ressaltou a importância da iniciativa e destacou o compromisso da Reitoria com o projeto.

A aula inaugural contou ainda com as presenças de Roberto Lelis, pró-reitor de Extensão; Gabriela Rizo, pró-reitora ajunta de Extensão; Camila Eller Gomes, chefe do Departamento de Relações Comunitárias e Interinstitucionais; Rosa Mendes, coordenadora pedagógica do Pré-Enem Seropédica; e Vania Policarpo, diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho.

O relato de ex-alunos do Pré-Enem em Seropédica, hoje estudantes de graduação da UFRRJ, emocionou os novos alunos do curso e foi o ponto alto da cerimônia, que contou também com uma homenagem da coordenação do curso à servidora da Rural, Gilmara Pereira, por sua contribuição decisiva ao longo da trajetória do projeto.

O Pré-Enem acontece desde 2006 e atualmente conta com 15 bolsistas que ministram as aulas, supervisionados por professores da Universidade, e oferecem suporte pedagógico ao projeto. A novidade esse ano é a inclusão da Língua Inglesa no quadro de matérias oferecidas aos cursistas e a realização de todas as aulas no CAIC Paulo Dacorso Filho.

Os novos alunos do preparatório de Seropédica foram selecionados entre mais de 250 inscritos. Em comum, o sonho de ingressar na universidade pública e o perfil socioeconômico de suas famílias, todas estabelecidas em Seropédica e regiões próximas. O curso Pré-Enem também acontece no câmpus Nova Iguaçu, onde alcança 80 estudantes egressos da rede pública de ensino.

Fonte: http://portal.ufrrj.br/