As Direções do ICSA e ICHS estruturam esta nota de esclarecimento para explicitar a real cronologia de eventos que levaram às podas drásticas das árvores do estacionamento do ICSA/ICHS. A justificativa por esta explicação se deve pela notícia publicada – Setor de Conservação de Parques e Jardins faz poda em árvores do ICSA – no Portal da UFRRJ (Clique aqui), em 14/02/2025, uma vez que esta matéria não explicitou a real sequência dos fatos.
Ao enfatizar que “após a queda desta árvore, atendendo à solicitação da direção do ICSA, através do Memorando Eletrônico Nº 14/2024 – ICSA, que destacou a preocupação com as questões de segurança das pessoas e danos que afetam a infraestrutura (fundação do prédio e telhado) e solicitou a supressão dos indivíduos, compreendeu-se que esta ação se fazia necessária para salvaguarda da comunidade universitária e do patrimônio”, tal notícia realizou um recorte temporal que não evidencia a cronologia dos fatos, outrora destacada.
Conforme explicitado pela matéria, em 15 de janeiro de 2024, após uma intensa chuva, tivemos a queda de uma das árvores do estacionamento supramencionado sobre o Anexo I de nosso Complexo. Exatamente como pode ser visto na imagem a seguir:
Tal queda gerou dano à estrutura deste telhado, sendo este corrigido pela equipe de manutenção da Prefeitura Universitária. No dia em questão, a responsável pelo Setor de Parques de Jardins (SetCPJ), a servidora Maria Gabriela Ferreira da Mata, esteve presente para avaliar o ocorrido. Neste momento, ela apresentou uma série de justificativas técnicas – que estão listadas na notícia destacada – indicando a necessidade de supressão destes indivíduos arbóreos. Nesse contexto, há um ponto a ser reforçado (e que é apontado na matéria publicada): tal supressão só ocorreria após avaliação e liberação de licença da Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica (SEMAS).
Para atestar esta narrativa, no dia 17 de janeiro de 2024, a referida servidora encaminhou para as Direções do ICSA, ICHS e IE o Memorando Eletrônico nº 1/2024 – SetCPJ, listando duas situações de risco de queda de árvores e/ou galhos, gerando um alerta de risco aos transeuntes e ao patrimônio do ICSA/ICHS. É importante frisar que, no teor desse memorando, a responsável pelo SetCPJ destacou a necessidade de reflexão sobre a supressão das árvores que estão no entorno do complexo IE/ICHS/ICSA. (Vide memorando abaixo):
A partir desse Memorando, em 18/01/24, as Direções do ICSA e ICHS realizaram uma reunião sobre o ocorrido, estando presentes: Rodrigo Amado dos Santos (Diretor do ICSA) e Luiz Felipe Brandão Osório (Vice-diretor do ICHS – Diretor). Nesta reunião, entendendo que o SetCPJ possui a competência técnica para avaliar tais situações, manifestamos concordância ao relato apresentado pelo Memorando Eletrônico nº 1/2024 – SetCPJ e emitimos o Memorando Eletrônico nº 14/2024, destacando que “gostaríamos de que nos fosse enviada uma previsão de ação, que estipulasse: período em que a solicitação de licença será buscada junto aos órgãos competentes; prazo para o plantio das novas mudas, que acontecerá nos espaços demarcados para os estacionamentos dos carros, conforme nossa conversa de 15/01 (isso seria uma forma de minimizar a questão térmica aqui relatada); e a exposição do tipo de muda que será plantada nesses espaços”. (Vide Memorando abaixo):
Logo, o motivo desta nota de esclarecimento é expor a real cronologia dos fatos, indicando que a determinação da supressão das árvores não foi uma decisão oriunda das Direções do ICSA e ICHS, sendo esta medida indicada pelo Setor de Parques e Jardins que, em nossa visão, possui a competência e a responsabilidade técnica sobre tais procedimentos.
Por fim, expressamos nosso descontentamento com a promoção do texto impreciso no portal da UFRRJ, pois promove um deslocamento da animosidade de nossa comunidade sobre quem não detém competência sobre o tema. Certos da leitura atenta de toda a comunidade, ficamos à disposição para os esclarecimentos que forem necessários!