Nota de Pesar – Professor Roberto Campos DCA-ICSA UFRRJ

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, juntamente com o Departamento de Ciências Administrativas, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Campus Seropédica) estão de luto com o falecimento do Professor Roberto Campos, um pioneiro e figura fundamental em nossa comunidade.
Professor Roberto foi o primeiro docente da área de Psicologia das Organizações no departamento. Antes de abraçar a vida acadêmica, construiu uma brilhante trajetória em grandes empresas nacionais e internacionais, encontrando, por fim, harmonia profissional e pessoal ao lado de sua companheira, a saudosa Professora Maria Campos.
Dentro de nossa instituição, sua carreira foi marcante tanto na academia quanto na gestão. Ele exerceu funções de liderança como Chefe do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (atual Departamento de Ciências Administrativas), além de Chefe de Divisão de Matrícula no extinto Decanato de Graduação (atual Pró-Reitoria de Graduação). Participou como membro da Comissão da Lei do Boi, primeira lei de cotas no Brasil que garantia vagas em instituições de ensino técnico e superior para filhos de agricultores e fazendeiros, com foco na modernização da agricultura brasileira.
Na docência, Professor Roberto era um verdadeiro inovador. Já nas décadas de 80 e 90, adotava o que hoje chamamos de metodologias ativas. Seu estilo de ensino colocava os estudantes no centro do processo, incentivando-os a refletir e discutir o mundo ao seu redor. Ele promovia uma educação participativa, crítica e reflexiva, capacitando seus alunos a construírem seu próprio pensamento.
Foi um pioneiro em apresentar os temas por meio de debates e atividades práticas e lúdicas, sempre buscando compartilhar suas experiências e ouvir as vivências dos alunos. Esses debates acalorados tinham um objetivo claro: compreender a natureza do comportamento humano em grupo e nas organizações. Nesse processo, ele assumia o papel de líder, mediador e facilitador, bridgeando conceitos teóricos com a vida real.
Deixa um legado indelével como grande professor, colega, amigo, marido e pai. Para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, a memória que fica é de uma pessoa alegre, ativa e de fino senso de humor, sempre marcada pela sagacidade e inteligência.


Pular para o conteúdo