O professor Gustavo Lopes Olivares, do Departamento de Administração Pública (ICSA/UFRRJ), ficou em segundo lugar na categoria “Educação Superior”, do Prêmio Educador Transformador. O docente desenvolveu o projeto educacional “PraXis – Simulador de Processos Produtivos”, e concorreu com 3.640 projetos de todo o estado do Rio de Janeiro.
O simulador (praXis) recria um ambiente organizacional de uma mini montadora, permitindo a avaliação e a análise das consequências decorrentes de decisões adotadas pelo grupo de participantes. O praXis coloca o participante no centro da aprendizagem, desempenhando o papel de gestor de uma atividade organizacional simulada e, por isso, exigindo desse capacidades e habilidades para tomar decisões, para solucionar problemas multidisciplinares, para comunicar-se de forma eficiente, para o trabalho colaborativo, além de possuir uma visão do todo (holística). Possui regras claras e bem definidas, presença de espírito competitivo, possibilidade de identificar vencedores e perdedores, ludicidade, fascinação e tensão, podendo retratar situações específicas da área empresarial, como marketing, produção, finanças, logística e outras.
Saiba mais em https://portal.ufrrj.br/professor-do-icsa-ufrrj-leva-premio-educador-transformador-por-simulador-de-processos-produtivos/