O Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (PPGE) da UFRRJ é um programa recomendado e aprovado pela CAPES/MEC desde 2002 para atingir os patamares máximos de qualificação da educação superior em pós-graduação stricto sensu.

Ao longo de sua operação contínua em mais de duas décadas, o PPGE construiu um legado importante no campo da Administração, atendendo ao binômio mercado/academia, por compreender essas dimensões em sinergia e de maneira holística.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia está vinculado ao ICSA – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E segue as Normas CAPES 2017-2020 que estabelecem as diretrizes da pós-graduação stricto sensu no país.

O programa opera de forma pioneira na área de concentração em Gestão e Estratégia, dois termos indissociáveis para a ubiquidade da ação organizacional transformadora, que se faz social e utilitarista, ao mesmo tempo. É utilitarista quando se propõe a pensar em competências gerenciais, técnicas e inovadoras para o funcionamento sistêmico e organizacional para o alcance de metas. E tem dimensão social quando se considera sua condição dialógica e participativa, que aciona uma rede complexa de sujeitos sociais em assimetria para o agir.

O planejamento do programa tem metas claras que contemplam as direções dadas pela Ficha de Avaliação da CAPES (2019), buscando mais acuidade do binômio planejamento/ação do programa.

O PPGE tem identidade! Ser “emepegeano” se mescla com o ser “ruralino”, que emerge no passado nas ciências agrárias e hoje está na ponta da revolução ambiental que busca processos inovadores para a sustentabilidade da vida humana, produzindo conhecimento e desenvolvimento. Trata-se de um programa que integra uma instituição centenária, e que possui uma identidade própria associada à modalidade profissional. Representa a transformação social pela educação superior humanística, para a qualificação de profissionais críticos, solidários e cidadãos.

COORDENADORA: Profa. Dra. Flávia Luiza Oliveira da Cunha Galindo

VICE-COORDENADOR: Prof. Dr. Daniel Ribeiro de Oliveira

SECRETÁRIA: Rosa Cecília Doria Couto Melo – secretariappge@ufrrj.br

TELEFONE: (21) 2681-4938